Bahia


Bandeira da Bahia
      Bahia é um Estado brasileiro localizado na Região Nordeste, sua capital é a cidade de Salvador, essa tem uma população de 2.675.656 habitantes.

Localização da Bahia no mapa do Brasil
      O Estado da Bahia possui uma área de 564.830,859 km2, na qual se encontram 417 municípios que juntos somam uma população de 14.016.906 habitantes. Os habitantes desse estado são chamados de baianos.

Aspecto da população Bahia 


Baianas
      Localizado na região Nordeste, o estado da Bahia tem população de 14.016.906, conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sua extensão territorial é de 564.830,859 km2, dividida em 417 municípios.

      A densidade demográfica é de 24,8 hab/km², e o crescimento demográfico é de 0,7% ao ano. É a maior população do Nordeste e a quarta maior do país. A população masculina corresponde a 49% e a feminina a 51%. A expectativa de vida dos baianos tem aumentado a cada ano, atualmente é superior a 70 anos de vida.

     O povo baiano é conhecido pela sua alegria, receptividade, musicalidade e diversidade cultural. A população é bem miscigenada, composta pelo índio, europeu e africano. O estado reside o maior número relativo de negros e mulatos do Brasil, e a cultura africana tem grande influência na música, na culinária e na religião, celebrada nas festas de Nosso Senhor do Bonfim e de Iemanjá.

      A capital, Salvador, possui 2.675.656 habitantes, é a terceira capital mais populosa do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Outras cidades com grande concentração populacional da Bahia são: Feira de Santana (556.642), Vitória da Conquista (306.866), Camaçari (242.970), Itabuna (204.667), Juazeiro (197.965), Ilhéus (184.236).

      Em todo o estado, 53% dos domicílios não têm rede de esgoto. O índice de mortalidade infantil é de aproximadamente 31,4 mortes por mil crianças nascidas vivas. A taxa de analfabetismo é de aproximadamente 16,7% entre os habitantes com 15 anos ou mais. Um quarto da população vive com até um salário mínimo, enquanto menos de 1% dos baianos recebe mais de 20 salários mínimos.

    O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado é de 0,742, ocupando o 19° lugar no ranking dos estados brasileiros, e o primeiro entre os estados da Região Nordeste.

Aspectos naturais do Estado da Bahia 


Paisagem do relevo baiano.
     Bahia é um Estado brasileiro localizado na região nordeste do país. O Estado encontra-se no sul da região nordeste, essa unidade da federação limita-se com Alagoas, Sergipe, Pernambuco, além do Piauí ao norte, Minas Gerais e Espírito Santo ao sul, Goiás e Tocantins a oeste e ao leste com o oceano Atlântico.

     O estado ocupa uma área de 564.830,859 km2, no interior do território existem diferentes tipos de relevos, climas, vegetações e hidrografia.

Relevo

     Grande parte do território baiano possui relevos que estão acima dos 200 metros de altitude. Nesse território há uma grande variedade de relevos, onde destacam-se principalmente as dunas, planícies e manguezais no litoral, ao sudeste ocorre o planalto, no vale do rio São Francisco ocorrem depressões, locais onde desenvolve o clima semi-árido.

Na Bahia, o ponto mais elevado está situado na serra Barbado que apresenta altitudes que atinge até 2.033 metros.

Clima

     No território baiano o clima que predomina é o tropical, devido a isso as temperaturas são elevadas praticamente o ano todo, acima dos 26ºC, exceto na serra do Espinhaço, onde as temperaturas são amenas.

    O clima semi-árido se apresenta no sertão do Estado com pouca precipitação, ocasionando longos períodos de estiagem. Na região de Ilhéus os índices pluviométricos podem superar os 1.500 mm e no sertão não ultrapassa 500 mm ao ano. As chuvas são irregulares, em alguns anos não ocorre, o que provoca a seca.

Vegetação

     Existem três tipos básicos de cobertura vegetal no território baiano, a caatinga que ocupa maior parte, floresta tropical úmida e o cerrado.

Hidrografia

     A costa litorânea do estado é de 932 km de extensão, quanto aos rios o principal é o São Francisco, a bacia desse rio abrange uma área de 304.421,4 km2 que corta grande parte do Estado. O São Francisco exerce grande influência em importantes municípios da Bahia, alguns deles com grande potencial econômico. Além dessa bacia existem ainda as dos rios Itapicuru, Paraguaçu, Contas e Jequitinhonha.

Economia da Bahia 


Indústria no sul da Bahia.
     A economia do Estado da Bahia é diversificada, com atuação nas atividades da agropecuária, indústria, mineração, turismo e serviços, todas essas respondem por 36% de todo Produto Interno Bruto (PIB) da região nordeste.

      Na agropecuária a Bahia se destaca em âmbito nacional como produtor de cacau, sisal, mamona, coco, feijão e mandioca. Nas proximidades de Ilhéus encontram-se condições favoráveis para a produção de cacau, além de apresentar significativa produção de milho e cana-de-açúcar. Na pecuária possui grande destaque nacional, ocupando o sexto lugar no Brasil, os caprinos detêm um dos maiores rebanhos do país. Recentemente o Estado vem se despontando como um importante produtor de soja. No setor industrial atua especialmente no setor químico, petroquímico, agroindústria, informática, automobilística e peças.

      Na atividade extrativista, mais precisamente na extração mineral, o Estado desenvolve grande potencial na exploração de petróleo, além do ouro, cobre, magnesita, cromita, sal-gema, barita, mangnês, chumbo e talco.

      Uma atividade econômica desenvolvida no estado da Bahia de grande destaque é o turismo, uma vez que o Estado possui enormes possibilidades como passeios urbanos ou em lugares naturais como praias, ilhas, chapadas entre outras. Somente essa atividade emprega pelo menos 88 mil pessoas de forma direta. A prestação de serviços é um ramo que cresce cada vez mais no Estado e ocupa grande importância na sua economia.